Inclusão e diversão na Educação (INDIE) – Formação de Tutores

O Projeto Inclusão e Diversidade na Educação (INDIE) - Formação de Tutores, desenvolvido em parceria com o British Council Portugal e com o Instituto Português da Juventude, no qual a AJEC esteve encarregue de fazer a formação dos jovens líderes e tutores que acompanharam e apoiaram os seus colegas de escola, de nacionalidade não-portuguesa. 
‌O projeto INDIE foi um projeto pan-europeu promovido pelo British Council, e que teve como parceiros em Portugal, o Ministério da Educação, o Instituto Português da Juventude e a Associação Portuguesa de Professores de Inglês. 
‌Nele participam ainda cinco escolas do país. O seu objetivo principal foi promover a coesão social e elevar os padrões educativos em escolas culturalmente inclusivas, de forma a estabelecer padrões de melhores práticas para as escolas na Europa. 
‌Através deste processo, e onde foi necessária essa intervenção, pretendeu-se alterar o espírito dos decisores políticos na área da educação e também dos dirigentes escolares. 
‌Neste sentido, surgiu o convite à AJEC para formar grupos de lideres e tutores, já constituídos nas escolas envolvidas no projeto INDIE, com o propósito de dotar esses jovens de capacidades e instrumentos pedagógicos por forma a integrarem e incluírem os seus colegas estrangeiros. 
‌Assim sendo, a AJEC definiu as seguintes bases para a formação destas ações de formação de tutoria: 
‌‌Capacitação - " preparar os alunos para a sua própria auto-orientação e induzi-los, de forma progressiva, a criarem uma atitude para a tomada de decisões fundamentais e responsáveis sobre o presente e o futuro, quer na escola quer na vida social e profissional; 
Continuidade - apoio continuo disponibilizado ao longo dos diferentes níveis de escolaridade; 
Educação - tão importante a instrução dos alunos como a sua educação; 
Individualidade - atender às características específicas de cada aluno/colega; 
Envolvimento - dos diferentes atores, nomeadamente, família, comunidade e instituições que intervêm no processo educativo.