O Projeto A Brincar Sou Cidadão, está a ser desenvolvido em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), durante o ano letivo de 2016-2017, e é dirigido aos alunos do 1º e 2º ciclos dos estabelecimentos de ensino, e às crianças e jovens das colectividades do distrito de Lisboa.
Para este fim, a AJEC encontra-se a utilizar apresentações em PowerPoint feitas especificamente para o projeto e com o principal objetivo de estimular a participação dos jovens cidadãos na sociedade, esclarecendo e sensibilizando para os direitos e deveres que lhes são inerentes, e que efectivamente devem ser entendidos e respeitados.
Assim, e com a apresentação deste projeto de cariz educativo e social, a AJEC pretende continuar a realizar ações de esclarecimento cívico nas escolas dos 1º e 2º ciclos do ensino curricular, e em outros espaços públicos e privados com interesse, no distrito de Lisboa, utilizando meios audiovisuais apelativos e informativos, de forma a melhor esclarecer a temática da Educação para a Cidadania, respeitando a especificidade e interesses dos jovens, bem como as suas idades.
�? pois um projeto, que em parceria com outras entidades, tem por objectivo principal difundir questões relacionadas com a Educação para a Cidadania, especificamente a participação ativa das crianças nas suas comunidades.
Para isto, pretende-se realizar as acões com os seguintes objetivos gerais:
1) Informar sobre a importância de uma participação cívica ativa e responsável com melhor conhecimento dos direitos e deveres por parte dos jovens cidadãos;
2) Sensibilizar para a criação e constituição de associações e outras formas de agremiação;
3) Fomentar a realização de ações informativas e participadas nas próprias escolas organizadas pelos alunos;
4) Reconhecer a responsabilidade da sociedade portuguesa na formação das suas gerações mais novas;
5) Promover e proteger a Democracia e as Liberdades;
6) Consciencializar para a defesa dos Direitos do Homem e promover uma cultura de tolerância;
7) Suprimir lacunas do sistema educativo sobre uma maior intervenção e participação da juventude na sociedade de hoje;
8) Estimular a participação de todos na persecução de um fim comum;
9) Enraizar a reflexão crítica, participada e responsável;
10) Complementar a componente da participação cívica nos currículos escolares;
11) Potenciar a integração de Jovens Recém Licenciados na vida profissional através do desenvolvimento de competências no domínio educacional.
Estas Acções Cívicas têm consistido em sessões de esclarecimento sobre vários temas alusivos à Educação para a Cidadania, durante as quais se faz uma exposição interativa associada a material de apoio, nomeadamente através da utilização de apresentações em PowerPoint e o visionamento de vídeos, materiais estes desenvolvidos pela associação.
Pretende-se que as sessões terminem com um período que serve, ao mesmo tempo, para uma reflexão em conjunto e de debate de ideias sobre os temas focados.
O conteúdo da exposição oral é definido, tendo em consideração a idade do público-alvo e o nível do ensino frequentado.
Na impossibilidade de satisfazer as necessidades individuais dos alunos em termos de documentação, a AJEC tem distribuído gratuitamente materiais didácticos e informativos, contendo exemplares informáticos alusivos ao tema, desenvolvidos pela associação, e destinados à Biblioteca da escola ou dos locais de acolhimento das ações.
O apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude continua a ser fundamental e decisivo para o êxito deste projeto, tanto pelo suporte logístico e financeiro aos colaboradores, como pela mobilização das suas estruturas, tendo em vista a concretização dos objectivos definidos por aquelas entidades de esclarecimento cívico das gerações mais novas.
Diga-se, aliás, que estes projetos devem, não só ser firmemente apoiados, como também divulgados e promovidos para o aparecimento de muitos outros.
Para que os fins do projeto possam ser alcançados de uma forma mais satisfatória, será importante:
(a) poder exibir materiais didácticos e informáticos, de boa qualidade, que digam respeito a diferentes níveis de ensino;
(b) melhorar a articulação das necessidades dos jovens estudantes com as instituições que para eles trabalham;
(c) aproveitar colaboradores habituados a realizar ações de sensibilização e identificados com as temáticas;
(d) aumentar progressivamente o número de elementos adstritos ao projeto, de modo a permitir uma atuação mais dinâmica e estimular a participação de novos colaboradores que poderão ter mais disponibilidade de investimento pessoal, apesar da sua menor experiência;
(e) flexibilidade na alteração dos objetivos iniciais do projeto para melhor adaptação com as crescentes exigências e novas realidades.
O projeto culminou com a apresentação de um Relatório Final de Atividades, em Julho de 2017, com o propósito de aferir as incidências do trabalho realizado pelos colaboradores junto das escolas e o respetivo envolvimento dos alunos.
No entanto, pretende-se que algumas estruturas e meios técnicos, para além dos recursos humanos formados, possam continuar a remanescer muito para além da conclusão do projecto.
De referir ainda que durante o ano lectivo de 2016/2017, o projecto �EURoeA Brincar Sou Cidadão�EUR� realizou-se em 15 estabelecimentos de ensino, entre os meses de Janeiro a Junho de 2017, tendo sido dinamizado por 3 colaboradores da AJEC, seleccionados e formados para esse efeito com o auxílio da Universidade Lusíada.
Desta forma, o projeto percorreu os 15 estabelecimentos contactados, onde se realizaram 15 sessões de esclarecimento, abrangendo um universo de 466 alunos, aos quais foram pedidas avaliações críticas sobre o conteúdo pedagógico e a respectiva forma de exposição.
As ações desenvolvidas foram previamente apresentadas às escolas através de um memorando explicativo do projecto, que a AJEC se encarregou de enviar.